segunda-feira, 23 de agosto de 2010


Atividade 2: ANALISANDO A TV


Para realizar a Atividade 2, optei pelo programa humorístico “A Grande família”, da emissora Rede Globo. O programa vai ao ar toda quinta-feira onde é destinado ao público de todas as idades, o mesmo aborda temas diversos como: justiça, ciúme, familiar, convívio, traição, honestidade, malandragem, amizade, profissão, amor a família dentre outros, sempre mostrando aos telespectadores o cotidiano da falia e ate mesmo da sociedade brasileiro. O elenco inova a cada temporada esta versão é composta por: Natália Lage (Gina), Lúcio Mauro Filho (Tuco), Guta Stresser (Bebeu), Pedro Cardoso (Agostinho), Paulão (Evandro Mesquita), Marco Nanine (Lineu), Marieta Severo (Nenê), Marcos Oliveira (Beiçola), Tonico Pereira (Mendonça).

Com o convívio familiar dos personagens e os valores negados podemos notar os valores sociais, culturais, éticos, políticos e religiosos afirmados pelo programa. As malandragens do personagem Agostinho, tentam sempre de todas as formas passarem os familiares de sua esposa Bebeu pra traz. A importância de justiça é apresentada sempre nas cenas que envolvem o personagem do pai Lineu que sempre faz tudo certinho em seu trabalho e em sua casa fazendo com que por muitas vezes sua família crie casos de deboche com o mesmo, mas isso não faz com que ele fique de cabeça baixa para as irregularidades que aparecem em seu bairro como no bar do Beiçola, pois ele sendo da vigilância sanitária ele percebe uma irregularidade de longe.

O programa propõe ao telespectador uma reflexão sobre como poderia ser uma família, pois hoje é muito difícil ver uma família mesmo com suas diferenças unida pelo amor, amizade, honestidade e justiça, esses aspectos são expostas de forma clara e objetiva em todos os episódios. A figura do homem é passada como o chefe da família na qual o mesmo arcar com as despesas familiares já a mulher tem a obrigação de cuidar dos afazeres domésticos como cozinhar, passar e cuidar dos filhos, personagens esses vividos por Lineu e Nenê.

A caracterização dos personagens é de pessoas comuns, exceto o Agostinho e o Beiçola. Agostinho estar sempre com trajes coloridos (brega), já Beiçola por algumas vezes tem probleminha, na qual eles vistam-se e age como se fosse sua falecida mãezinha, a portuguesa Dona Etelvina.

A propoganda do programa exibido no dia 12/08/10 se referia ao dia dos pais, que Lineu pretendia levar toda sua família a uma exposição sobre a vigilância sanitária, já Agostinho como sempre inventado moda não abriria mão de jogar futebol com os vizinhos.

Enfim, a influencia da televisão não pode ser negado, pois ao ver a honestidade de Lineu refletida sobre a telinha pode ser a influencia para muitos pais de família que agem da mesma forma que Lineu, já as malandragens de Agostinho pode ser refletida na vida de muitos genros que tem por nosso Brasil só que ao contrario de Agostinho muitos deles se dão mal de verdade, pois na vida real tudo é diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário