segunda-feira, 23 de agosto de 2010


Atividade 1: Resenha do filme “O Quarto Poder do diretor Costa Gravas e do documentário Muito Além do cidadão Kane do diretor Simon Hartog”.

O filme “O Quarto Poder” tem como tema central o poder da mídia e sua grande influência entre a sociedade. No filme é relata a postura ética de muitos jornalistas e das formas do meio de comunicação para se transmitir as noticias à sociedade. Os principais personagens do filme são: o repórter Max Brackett, interpretado por Dustin Hoffman; Sam Baily vivido por John Travolta.

Em mais um dia de trabalho o repórter Max Brackett, vai ao museu fazer uma reportagem diaria sobre a falta de pagamento do salário dos funcionários, apos a entrevista Max, dirigi-se ao banheiro pra fazer xixi, Sam chega ao museu armado pedindo pra falar com a proprietária, pois Sam queria seu emprego de volta, à mesma poderia reduzir seu salário, pois ele só não queria ficar sem seu desemprego, após a conversa sem êxito Sam mostra uma arma e faz de refém várias crianças que ali estavam visitando o Museu. Max, ainda dentro do banheiro ver todo bate boca e resolvi ligar para emissora na qual trabalha, pois pra Max aquela seria sua grande chance como reporte.

Sam, ao perceber que esta sendo filmado vai até o banheiro e encontra Max ao telefone, mas já é tarde, pois a mídia esta toda lá fora. Então,Sam se desespera pois ele so quer seu emprego de volta em momento nenhum Max o a juda a sair desta situação, Max so faz com que Sam a frente da midia seje um sequestrador mal sem escrupulos.

No filme podemos perceber várias situações fraudulentas e maladragens nas imagens que ocorrem entre os reporteres de emissoras distintas para estar na mídia, ou seja, para terem audiência, a falta de etica profissional entre eles fala mais alto. No filme a mídia tem o papel de expor aos telespectadores o fato ocorrido no intuito dos mesmos intervir expondo por muitas vezes suas próprias opiniões a respeito do caso ocorrido através da mídia.

Ja com relação o documentário “Muito Além do Cidadão Kane”, o mesmo retrata o poder da imprensa do Brasil coma direção do empresário Roberto Marinho no comando da TV Globo,. O assunto principal deste documentário e o poder da rede Globo e sua influencia frente aos telespectadores. No tempo da ditadura militar onde a rede globo de televisão fez contratos ilegais com alguns políticos da época.

Enfim, quando se trata de ética, tanto podemos perceber tanto no filme quanto no documentário percebemos que ambos escondem a verdade por traz das câmera. Podemos perceber que a mídia pra ganhar audiência manipula seus telespectadores, sem se importar a sociedade e seus telespectadores que fazem com que eles estejam no ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário