domingo, 5 de setembro de 2010

Atividade 4: Resenha do filme “O Show de Truman”.


O filme “O Show de Truman” tem como tema central o poder da mídia e a grande influência que a mesma exerce sobre seus telespectadores e a forma como os mesmos são manipulados por ela. Os principais personagens do filme são: Truman Burbank (Jim Carrey) trabalha como corretor de seguro, Christof (Ed Harris) é o diretor, produtor e criador do Reality Show, Meryl (Laura Linney) enfermeira e esposa de Truman, Marlon (Noah Emmerich) amigo de infância de Truman, Sylvia (Natascha McElhone) eterna paixão de Truman, Mãe de Truman (Holland Taylor), Pai de Truman (Brian Delate).

Truman é o astro de um reality show, na qual tem sua vida exposta às 24 horas pra mais de 220 países, onde todos o assistem desde seu nascimento até o momento em que a historia se tem um fim. Truman dentre todos os personagens é o único que não sabe que sua vida é uma farsa da dramaturgia começando por seus pais, amigos e ate sua esposa, seus dias e suas noites são Truman são atinados por botões.

Para que Truman não deixasse a cidade o diretor Christof, planejou a simulação do acidente marítimo, que tiraria a vide do pai de Truman tirando. Com o acidente Truman ficou com traumatizado, assim tendo o pânico só em ver o mar ou tendo de entrar em um barco para velejar, pois assim aconteceu o que o diretor almejava para que Truman não soubesse das delimitações do estúdio.

Passado 30 anos contínuos de transmissão do “Show da vida de Truman”, o publico já tinha uma adoração por ele, se emocionam, e usam os produtos da série com replicas de sua imagem um exemplo disso é a almofada que as senhoras usam sobre o sofá com a foto do astro (Truman). Em certo dia como outro qualquer Truman ao sai de casa ver seu pai na rua, mais do que de pressa o diretor determinar que a produção tire o pai de Truman de cena, mesmo assim era tarde, pois ele já tinha visto o pai, ele alterar-se, e começa a observar ao seu redor o que esta acontecendo e acaba introduzir-se num prédio onde acontece um flagra ele descobre que é um estúdio, ele vai à casa de sua mãe e conta tudo o que havia acontecido e ela o diz que ele esta louco é quando ele começa a perceber que as coisas a sua volta não é bem o que acredita que seja.

Christof o criador e diretor do reality show e obcecado pela historia de vida de Truman não consegue mais controla seu atos. Logo Truman perceber o que estava acontecendo ao seu redor, assim ele trava uma forte luta contra os obstáculos impostos por Christof. Truman velejar para encontrar Sylvia, mais antes disso ele enfrenta uma vasta tempestade proporcionada por Christof que quase mata seu astro, após Truman continua a velejar e logo encontra a sai do mundo artificial de ilusões que o mesmo tem vivido. Foi quando o diretor Christof percebeu que o seu fim e o fim de seu reality haviam chegado ao fim.
O filme “O Show de Truman”, nos transmiti uma algo significativo como o que a mídia oferece com o poder de manipular e influenciar as pessoas. O filme nos passa ate que ponto o ser humano em favor de interesses econômicos, ambição e audiência que é o caso do filme, a venda de produtos criam o cumulo do absurdo de criar um personagem na qual o mesmo é privado de saber o que o mesmo esta vivendo em meio a um programa de TV o ponto principal é seu dia-a-dia.

Ao contrário do reality show sobre a vida de Truman temos um exemplo que é o Big Brother Brasil, em que os participantes do aceitam expor suas vidas, seus caráter e seus sentimentos tudo em nome de 1 milhão de reais, diferente de Truman que não sabia que sua vida era uma farsa e muito menos exporta a 220 países.

Enfim, o filme passa a mensagem e nos alerta de como a mídia nos influenciar e nos manipular com conseqüências incalculáveis que a mesma pode trazer para “nós” envolvidos a ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário